Levanta e Brilha, FDP!

     Shine on you crazy diamond! 

Keep in mind that the mistery of life 
is not a problem to be solved 
but a reality to be experienced.

Humanidade, Religião, Ciência e a busca pelo Eu verdadeiro (ou seria pela Verdadeira Vontade?)
   
 2008: Questionamentos sobre vida, morte, religiosidade e livre arbítrio estão na praça há milhares de anos e continuam sem resposta definitiva. De onde viemos, para onde vamos?  Qual  é o sentido da vida? Se Deus (OK, em 2012 meu conceito de Deus mudou completamente, mas creio que ainda dá pra deixar assim como está) sabe tudo de antemão, controlando tudo que faremos e que acontecerá conosco, como fica nosso livre arbítrio? Por outro lado, podemos nos perceber como simples resultado de combinações de moléculas, principalmente carbono e água, sendo que cada gesto, pensamento, ação, obedece a Leis Físicas e Químicas. Por exemplo, seu cérebro dispara um "sinal" elétrico, que passa pelos nervos do seu braço e sua mão pega alguma coisa. Mas cada parte deste processo obedece às mencionadas Leis. Parece não sobrar muito espaço pro Livre Arbítrio.
    Nada acontece por acaso?!? Algum espertinho pode mencionar a Física Quantica, mas não nos serve de ajuda ao observarmos a questão mais de perto: as Partículas Quânticas são rebeldes, não obedecem leis ou regras e se comportam de forma imprevisível. Não curto a ideia que sejamos simples combinações randômicas ou mero resultado probabilístico. 
 
    Buscar respostas através dos exemplos de pessoas notáveis me parece um bom caminho. Estes indivíduos especiais levantaram-se da multidão e deixaram uma valiosa mensagem para a Humanidade.

  

   Por exemplo, Albert Einstein (1879 // 1955) disse: 

Uma vida exterior simples e modesta só pode fazer bem, tanto ao corpo como ao espírito. Não creio de modo algum na liberdade do ser humano, no sentido filosófico. Cada um age não só sob pressão exterior como também de acordo com a sua necessidade interior. O pensamento de Schopenhauer: «O homem pode, na verdade, fazer o que quiser, mas não pode querer o que quer», impressionou-me vivamente desde a juventude e tem sido para mim um consolo constante e uma fonte inesgotável de tolerância. Esse conhecimento suaviza benéficamente o sentimento de responsabilidade levemente inibitório e faz com que não tomemos demasiado a sério, para nós e para os outros, uma concepção de vida que justifica de modo especial a existência do humor.
Do ponto de vista objectivo, pareceu-me sempre desprovido de senso querer-se indagar sobre o sentido ou a finalidade da própria existência ou da existência da criação. E, no entanto, cada homem tem certos ideais, que o orientam nos seus esforços e juízos. Neste sentido o bem-estar e a felicidade nunca me pareceram um fim em si (chamo a esta base ética o ideal da vara de porcos). Os ideais que me iluminavam e me encheram incessantemente de alegre coragem de viver foram sempre a bondade, a beleza e a verdade. Sem o sentimento de harmonia com aqueles que têm as mesmas convicções, sem a indagação daquilo que é objectivo e eternamente inatingível no campo da arte e da investigação científica, a vida ter-me-ia parecido vazia. Os fins banais do esforço humano: propriedade, êxito exterior e luxo pareceram-me desprezíveis desde jovem. Albert Einstein, in 'Como Vejo o Mundo' 

 +++

Em Julho/2011 topei com este texto do tio Albert, num momento (jan/2012 não "se" lembro mais que tipo de momento, heh): O ser humano é uma parte do todo a que chamamos universo, uma parte limitada no tempo e no espaço.
Ele concebe a si mesmo, as suas idéias e sentimentos como algo separado de todo o resto - numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é um tipo de prisão que nos restringe aos nossos desejos pessoais e reserva a nossa afeição a algumas poucas pessoas mais próximas de nós.
Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza.
Ninguém conseguirá atingir completamente este objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior.
   

Einstein falou (e fez) muito mais. Quer mais? Logo depois da Vida e Morte... 

+++

 Jan2012: impressionante história de uma das maiores mentes da atualidade, Prof Stephen Hawking, que recebeu um diagnóstico fatal ainda nos anos 60 e não apenas sobreviveu... 

Atualmente com mais de 70 anos, é pai, avô, e continua trabalhando e produzindo. Segue o artigo:  How Stephen Hawking Has Defied the Odds For 50 Years, do qual destaco um pedacinho: "'Although there was a cloud hanging over my future, I found, to my surprise, that I was enjoying life in the present more than before. I began to make progress with my research, and I got engaged to a girl called Jane Wilde, whom I had met just about the time my condition was diagnosed,' says Hawking. 

Mais uma: Hawking já comparou a ciência e a religião dizendo "há uma diferença fundamental na religião, que se baseia na autoridade, e na ciência, que se baseia na observação e na razão. A ciência vai ganhar porque ela funciona".

 
Outro cientista indispensável neste nosso "estudo" é Carl Sagan  who said: "We are a way for the Cosmos to know itself." (Nós somos um caminho para o Cosmos conhecer a si mesmo)
 
 Sagan criou  e  divulgou muitas ideias bacanas, por exemplo:

“Espírito” vem da palavra latina que significa “respirar”. O que respiramos é o ar, que é certamente matéria, por mais fina que seja. Apesar do uso em contrário, não há na palavra “espiritual” nenhuma inferência necessária de que estamos falando de algo que não seja matéria (inclusive aquela de que é feito o cérebro), ou de algo que esteja fora do domínio da ciência. De vez em quando, sinto-me livre para empregar a palavra. A ciência não é só compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade. Quando reconhecemos nosso lugar na imensidão de anos-luz e no transcorrer das eras, quando compreendemos a complexidade, a beleza e a sutileza da vida, então o sentimento sublime, misto de júbilo e humildade, é certamente espiritual. Como também são espirituais as nossas emoções diante da grande arte, música ou literatura, ou de atos de coragem altruísta exemplar como os de Mahatma Gandhi ou Martin Luther King. A noção de que a ciência e a espiritualidade são de alguma maneira mutuamente exclusivas presta um desserviço a ambas. (Carl Sagan, em O mundo assombrado pelos demônios).

 

 

**************************************

 Agosto, 2012: foda é que as explicações "metafísicas" apenas arranham a superfície das coisas, mas as pessoas acham que são profundas... é parecido com uma pocinha de água turva onde não se consegue ver o fundo, mas é extremamente rasa. Note como muitos "enturvam" suas águas, falam um monte de bosta cheia de floreios, retóricas (ou coisas "eruditíssimas" incompreensíveis, estilo "professor da USP", manja ?) para parecerem profundos...

Nós (nós quem, cara pálida?) buscamos águas cristalinas, que nem parecem profundas, mas a maioria se afogaria já no meio do caminho... Certamente, minha alegria é para poucos. Nem meus melhores amigos/amores parecem curtir as alturas e profundidades que minha alma se deleita... Alma? Sim... afinal, "mente", "alma" e "espírito" devem ser apenas nomes, simbolos talvez, de coisas que constituem o Corpo.

Aceitar que somos apenas partes da Unidade, ou peças do quebra cabeça Cósmico, e remover ilusões de que somos alguma coisa de valor, "únicas" no Universo pode ser muito bacana, garanto...

 Sei lá, encontro tanta loucura nas pessoas "normais" que eu até me perco no raciocínio...

 "Science flies us to the moon. Religion flies us into buildings." - Victor Stenger

 

***************************************
 
Aquele que tem ciência e arte tem também religião; o que não tem nenhuma delas, que tenha religião!
Goethe, (1832)
 
(2009)Aqui está um bom exemplo do meu despreparo e cara de pau. Há mais de um ano, coloquei esta frase pra dar um tipo de toque especial, erudito, sei lá, uma porra assim, mas até agora não percebi exatamente o que quer dizer esse lance de "ciencia/arte" dele. Aliás, não li nem orelha de livro de Goethe até hoje. Na verdade, e digo isto baseado em puro preconceito meu, os livros desse cara devem ser chatos pra caralho. Jan2012: acredito ter entendido a sentença. U-hu!  e parece tão simples... além disso estou melhor informado sobre Goethe... Nem parece tão chato heheh...
 
 † † † †
(2010) 
"Dizem que os sonhos são reais apenas enquanto duram. Não se pode dizer o mesmo sobre a vida?"  WAKING LIFE (2001), filme de Richard Linklater.
 Meu filme favorito, principal inspiração pra eu mudar minha condição de bipolar depressivo, é uma obra linda linda, mas é bem provável que voce odeie, não entenda ou ache terrivelmente chato... mas não se preocupe, continuo te amando do mesmo jeito heheh. Assista primeiro "Antes do amanhecer" (Before Sunset, 1995) e depois me conta. Ou melhor, conta nada não. Assiste aí e se voce curtir vai querer mais... (e voce, Frederico, não esqueça de assistir SLACKER, 1991). Inscrusive, todos os filmes que eu assisti desse cara foram fodas, mesmo as produções hollywoodianas, tipo Escola do Rock (School of Rock, 2003). Linklater fez filmes importantes pra formar/despertar uma ideia de realidade particular, mais humana e realista. E o melhor: sem esquisosterismo ou papo de padre/missionário huah!! Pessoalmente trouxe dúvidas relevantes, como o que é a realidade? o que é ou como se constitui o indivíduo, o "autêntico ser humano" nesta realidade?  Phillip K. Dick foi mais direto: "what is reality and what constitutes the authentic human being?" (neste texto de 1978, fundamental para o filme Waking Life). 
 
WAKING LIFE (2001): Illustrated Screenplay & Screencap Gallery, tem também esse cara que gostou do filme tanto quanto eu e fez uma parada bacana (in english, ó quei?).
 
 
Alan Moore, em 2003, falou sobre uma experiência muito marcante acerca da realidade: "LSD was an incredible experience. Not that I´m recommending it for anybody else; but for me it kind of - it hammered home to me that reality was not a fixed thing. That the reality that we saw about us every day was one reality, and a valid one - but that there were others, different perspectives where different things have meaning that were just as valid. That had a profound effect on me". 
 (Fred disse: Minha única experiência neste sentido "lisérgico" foi também fantástica. Impossível descrever ou esquecer. Desnecessário repetir.)
 
Separei este artigo chamado "LSD e Vazamentos… a repressão é previsível" pra ler em 12/01/2011. Hoje, 21/09/2011, estou lendo e preciso salvar estas palavras do bom Doutor Timothy Leary:

"Viver é surfar o caos. Você não pode modificá-lo, mas pode aprender a lidar com ele surfando seus limites. Tem mais, meu caro: ninguém é realmente místico por mais de cinco minutos. Não está contente ainda? Te digo uma coisa que aprendi na minha vida, aprendi muito profundamente: toda a realidade que nos cerca não passa de uma opinião".

Que tal o Charles Manson respondendo "a pergunta essencial"? Um minutinho de video e o cara comunicou bastante. Achei parecido com o Dr. Enéas, famoso candidato à Presidencia da Republica. Lembra dele?

 

 mar/2012: Pesquisadores da Stanford University se meteram  com o próprio tecido da realidade, que tal isso? Eles criaram os primeiros "elétrons de grife" ("designer electrons"), e construíram Grafeno manipulando atomo por atomo. E um negócio bem louco, tá só começando e as possibilidades parecem infinitas... artigo em ingles, of course.  

 † † †

Outros sites, paginas ou matérias bacanas:
 
Ateus do Brasil (Sobre a "Aposta de Pascal", entrevistas com Richard Dawkins... parece bem bacana o site.) Mar2012: vi hoje que o site teve que dar um "reboot"...parece que deu alguma merda e perderam os arquivos e vão começar de novo... Tem que ver lá, porque eu mesmo não vou hahah.
 
Facebook Is a Man-In-The-Middle Attack (Monday February 06 2012, @01:42PM.
  jfruh writes "In an email exchange with privacy blogger Dan Tynan, Columbia law professor Eben Moglen referred to Facebook as a 'man in the middle attack' — that is, a service that intercepts communication between two parties and uses it for its own nefarious purposes. He said, 'The point is that by sharing with our actual friends through a web intermediary who can store and mine everything, we harm people by destroying their privacy for them. It's not the sharing that's bad, it's the technological design of giving it all to someone in the middle. That is at once outstandingly stupid and overwhelmingly dangerous.' Tynan is a critic of Facebook, but he thinks Moglen is overstating the case."
 
Sequencing the Weed Genome (Saturday August 20 2011, @11:33PM -"From the Nature
blog post:  DNA sequencing hit a new high last night with the midnight
release of the Cannabis sativa genome. And in case you're wondering: the DNA was extracted and prepped for sequencing in a laboratory in Amsterdam.")
Study Shows Marijuana Use In Teens Correlates To Decreasing IQ (Tuesday August 28, 2012) Matéria bacana pela discussão que levantou. Os comentários trazem muito mais "substância" que o referido artigo/estudo...
 
(Gut Bacteria Can Control Diabetes Tuesday January 10 2012 Bactéria nas tripas  pode controlar diabetes?! Poizé, pode ser... bacana que são pesquisadores do Brasil. Ótima notícia pros nosso pais, né Jojô? Fiquemos de olho no assunto...  
 
 How Michael Collins became the forgotten astronaut of Apollo 11 (enquanto Armstrong e Aldrin davam sua caminhada pela Lua, imagine o que passou o terceiro homem da missão, durante sua "voltinha" na órbita lunar? Matéria do The Guardian, em inglês)
 

Coletivo Ácido Acético (o programa de rádio on line "Fronteiras da Ciência" é muito legal)
 
O Dragão da Garagem: um blog sobre ciência e pensamento crítico. Ceticismo de primeira!
 † † † †
 (eu dei uma olhada, faz tempo, e achei meio besta... pq não tira daqui então? hmmm... tirolim, tirolá)
 † † † †

2010-2011: O papo agora é alquimia, chapinha, magia memo! HAADDUUUUKEN! 

 

 

 

Afinal, tecnologia e magia estão muito próximas... Já viu o Kinect?

Abr2012: outra parada maluca é esta de transformar vento em água: "eolewater - Give us wind, we give you water". Vou pesquisar melhor, mas já sei que é fato!heheh

  † † †

 Interessante colocação de Banksy: "Eu rezava toda noite por uma bicicleta, só que percebi que Deus não agia dessa forma. Então roubei uma bicicleta e rezei por perdão".

E não esqueçam da afirmação de Alain: "Ninguém no mundo tem poder sobre o seu juízo interior; embora possam obrigar-nos a dizer em pleno dia que é noite, não há força capaz de nos coagir a pensá-lo."

                                                              † † †

Dr. Richard Dawkins em menos de 3 minutos diz umas coisas muito interessantes sobre o ateismo.

 

Outro Doutor comenta o assunto de forma mais sucinta e irônica.

Hi0WOaDtPlw
 

 Vale a pena assistir esta compilação com diversos momentos "religiosos" do Dr. House. 

 † † †

Pode-se pecar por excesso de loquacidade e por excesso de reticência. Eu não queria dizer que é necessário esconder as fontes da ciência. Isso me parece antes um grande mal. Queria dizer que, em se tratando de arcanos dos quais pode nascer tanto o bem como o mal, o sábio tem o direito e o dever de usar uma linguagem obscura, compreensível somente a seus pares. O caminho da ciência é difícil e é difícil distinguir nele o bem do mal. E frequentemente os sábios dos novos tempos são apenas anões em cima dos ombros de anões. O limite entre o veneno e o remédio é bastante tênue, os gregos chamavam a ambos de Pharmacon.  (Umberto Eco; O nome da Rosa)

                                            28/12/2010

"A ciência apresenta beleza, harmonia e ordem. Você pode se apaixonar por isso tão profundamente quanto por um homem ou por uma mulher. Os grandes cientistas como Einstein, Kepler, Galileu e Newton afirmaram que, ao articularem as leis do universo, estavam estudando a lógica, a ordem e a beleza da mente de Deus.

Giordano Bruno, filósofo e cosmólogo executado pela Inquisição em l600, preferiu ser queimado na fogueira a negar seu insight científico de um universo infinito e interligado. Ele manifestou uma paixão tão profunda pelas leis do universo que defendeu sua visão assim como um homem defenderia a mulher amada de uma agressão. Preferiu a morte à negação desse amor. Isso é amor verdadeiro." Renée Weber

Trecho de entrevista retirado do Saindo da Matrix. Cara, finalmente entendi o lance do Amor Platônico... Texto completo aqui.

Todo Mundo Explica...

Aperte o play, forasteiro, e receba uma das maiores lições do Raulzito... 

Todo Mundo Explica

Composição: Raul Seixas

 

Não me pergunte por que

Quem-Como-Onde-Qual-Quando

Deus, Buda, O nada, O tudo, O ocaso, O cosmo

Como o cosmonauta busca o nada cinza

Seja lá o que for, já é!  Não

 

Não me obrigue a comer

O seu escreveu e não leu

O pau comeu na cabeça

Do cantor José Raimundo

pois sem querer falou no rádio

Cada cabeça é um mundo Raimundo

Antes de ler o livro que o guru lhe deu

Você tem que escrever o seu

 

Chega um ponto que eu sinto que eu pressinto

Lá dentro, não do corpo, mas lá dentro-fora

No coração e no sol, no meu peito eu sinto

Na estrela, na testa, farêeejo em todo o universo

Que eu to vivo

Que eu to vivo

Que eu to vivo, vivo, vivo como uma rocha

E eu não pergunto

Pois eu sei que a vida não é uma resposta

E se aconteço se deve ao fato de eu

simplesmente ser

Se deve ao fato de eu simplesmente

 

Mas todo mundo explica

Explica Freud, o padre explica, Krishnamurti ta vendendo

A explicação na livraria, que lhe faz a prestação

Que tem Chatão que faz explica tudo tão bem, vai lá que...

Todo mundo explica

O protestante, o auto-falante, o zen-budismo, Brahma, Skol

Catolicismo oculta as transa do papai do papa

Papagaismo rico, um fundo paga e explica explica

Com o carimbo positivo da ciência que aprova e classifica

 

O que é que a ciência tem?

Tem lápis de calcular

Que é mais que a ciência tem?

Borracha pra depois apagar

Você já foi ao espelho, não, nego? Então vá!

  

Unholly Trinity

Pequeno Guia Espiritual de Pedro Alice*

   Nesta época de dissolução da família e decadência dos valores morais que, eclipsados pelo narcisismo materialista auto-indulgente da civilização ocidental, ameaçam extinguir-se sem deixar rastro. O fruto amargo desta tragédia já pode ser degustado: ódio, violência, drogadição, alcoolismo, pederastia, suicídio, aborto, depressão, obesidade.

   Este guia foi concebido no intuito de estimular as novas gerações, principalmente as crianças, a desvendar o rico e estimulante universo da vida espiritual.

   Democraticamente são abordadas diversas religiões, onde o leitor terá a oportunidade de escolher a forma de comunhão com o Ser Supremo e a Eternidade com que melhor se identificar.
   Inspirado no trabalho do renomado pedagogo, psicólogo infantil e proctologista, rev. Ambrose Hawtorne Bierce.

Catolicismo
Culto gastronômico onde deveremos beber o sangue de Deus, e comer sua carne. Isto não será feito por sadismo, e sim para melhor absorver a divindade através de nossos intestinos.

Protestantismo
Versão menos canibal do catolicismo que não tentará nos deprimir através do uso de imagens, pois prefere utilizar a música para atingir este objetivo.

Evangélicos Pentecostais
Miríades de seitas que possuem um ponto em comum: nelas você poderá ter tanto Deus quanto puder comprar. No Brasil permite-se o futebol com estátuas.

Budismo
Religião na qual você precisará morrer muitas vezes, algumas delas no zoológico.

Judaísmo

Fé onde os meninos terão seu pênis mutilado. Em compensação, poderão usar um chapeuzinho.

Islamismo
Crença que concede à mulher o privilégio de vestir-se com uma barraca.

Espiritismo
Manifestação religiosa que permite que você se divirta conversando com fantasmas.

Ateísmo
No ateísmo, ao contrário das outras religiões, você desperdiçará o seu tempo com as coisas nas quais não acredita.

*Pedro Alice, teólogo e artista gráfico.

E a ICAR?  aqui tem uma epifaniazinha, parece...

Mar/2011: Minha velha amiga, a falecida(?) Rê Bordosa curtia a religião católica... "principalmente o vinho e os pecados" dizia ela.

Vejo a ICAR como grande fonte de paradoxos, coisas sagradas X profanas, Desejo de Poder X elevação da condição humana (através do exemplo de Cristo e dos santos). Já nutri certa ira contra esta instituição em particular, principalmente devido ao elevado grau de hipocrisia e ignorância dos católicos que topei, hoje percebo que esta religião talvez seja a que mais se assemelha ao meu bom e saudável paganismo... manja sincretismo religioso? então... Pretendo desenvolver este assunto, mas por enquanto deixo-o heheh.

jan/2012: tudo papo furado... talvez originados no maldito Idealismo, temos o paganismo, cristianismo, fascismo... inumeros "ismos"  que são horríveis e/ou idiotas. (Quanto mais longe dos "Ideais", talvez mais próximo dos sonhos, manja? Tipo, um sonhador criou o avião, um idealista montou uma frota para guerra; Einstein veio com a teoria da relatividade, outro veio com A Bomba...)

Acima de tudo, percebi que qualquer filosofia válida só pode vir da prática. "antes de ler o livro que o guru lhe deu, voce tem que escrever o seu!" É a práxis, meuchapa, a PRÁXIS comanda!!  (do grego πράξις. Em seu sentido amplo, é a atividade humana em sociedade e na natureza.)

 

 E a Igreja pode ser um local divertido...

 

Evolução do Homem?...  CUIDADO, MINHAS CRIANÇAS!

Muitos estão entre o quarto e quinto estagio, sem o charme e a inteligencia dos porcos...

*************************************** 

 

 

***************************************  

 

Nosso novo colaborador

Devil's Dictionarydaily definition from:
The Devil's Dictionary
by Ambrose Bierce, 1911

"BarraPonto - Noticias para nerds. Coisa que interessa"

Nao consegui colocar o logotipo correto, entao usei este nenenzinho aviador bem fofo

 Slashdot - News for nerds. Stuff that matters.