Levanta e Brilha, FDP!

     Shine on you crazy diamond! 

Keep in mind that the mistery of life 
is not a problem to be solved 
but a reality to be experienced.

11/11/2016,

Textos de Fernando Pessoa:


INICIAÇÃO (1932)

 

Não dormes sob os ciprestes,

Pois não há sono no mundo.

 

O corpo é a sombra das vestes

Que encobrem teu ser profundo.

 

Vem a noite, que é a morte,

E a sombra acabou sem ser.

Vais na noite só recorte,

Igual a ti sem querer.

 

Mas na Estalagem do Assombro

Tiram-te os Anjos a capa.

Segues sem capa no ombro,

Com o pouco que te tapa.

 

Então Arcanjos da Estrada

Despem-te e deixam-te nu.

Não tens vestes, não tens nada:

Tens só teu corpo, que és tu.

 

Por fim, na funda caverna,

Os Deuses despem-te mais:

Teu corpo cessa, alma externa,

Mas vês que são teus iguais.

 

A sombra das tuas vestes

Ficou entre nós na Sorte.

Não 'stãs morto, entre ciprestes.

 

Neófito, não há morte.

- - - - - - - - - - -


Não sei a data do seguinte texto, mas parece bem relevante.


"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

 

- - - - - - - - - - -

Põe quanto És no Mínimo que Fazes

 

Para ser grande, sê inteiro: nada
          Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
          No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda
          Brilha, porque alta vive

Ricardo Reis, in "Odes"
Heterónimo de F. P.

11/11/2016: "Talvez todos os dragões nas nossas vidas são princesas que estão apenas à espera de nos ver agir, apenas uma vez, com beleza e coragem. Talvez tudo aquilo que nos assusta é, na sua essência mais profunda, algo desamparado que quer o nosso amor."

Rainer Maria Rilke
 A mais importante e difícil Lição         19/05/2008

   Aprendê-la é muito difícil, mas indispensável. Veja esta passagem da Bíblia, ideal para refletir sobre a relevância da Humildade:

Jesus, o Cristo, disse: “Dois homens subiram ao Templo para orar; um era Fariseu, o outro, Publicano. O Fariseu, de pé, orava consigo mesmo desta forma: 'Deus! Eu te dou graças porque não sou como os demais homens, ladrões, injustos, adúlteros; nem ainda como este Publicano. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo o que ganho'. Mas o Publicano, mantendo-se à distância, não queria nem levantar os olhos ao céu, mas batia no peito dizendo: 'Ó Deus, sê propício a mim, pecador'. Digo-vos que este voltou para sua casa justificado, e não o outro: porque, todo o que se enaltece será humilhado; e o que se humilha será enaltecido'”. (Lucas XVIII, 10-14).

  Então? Toma vergonha na cara e pára de ver o pecado dos outros! Se você se considera melhor, mais puro & sábio que os demais, já está errado, já está pecando. Sua religião é melhor que as outras? (Coitado de você, seu besta)... A Maldade também se esconde na oração e sente grande prazer de ver o infeliz com as maozinhas juntas orando fervorosamente. Lembre-se dos horrores praticados por pessoas cheias de "Deus no coração", tais como os homens bomba muçulmanos e os Cruzados e Inquisidores da Igreja Católica. 

 (Destaco uma observação do colega de guerrilha Ralph, feita em 21/12/2012: "(...) em muitas partes do mundo, e da história humana, o que vemos são "guerras santas", e gente matando em nome de algum deus estranho, e outros anunciando um fim do mundo sempre iminente, talvez por ansiarem chegar nalgum céu de ociosidade eterna, para fazer "sabe-se lá o que"... Enfim, pelo que nós, espiritualistas, sabemos, o problema não é necessariamente a religião, mas o dogma, o pensamento represado, incapaz de ver os ratos que devoram nossa própria alma, nos afastando de Deus. O Deus que existe em nossa mente, e por toda a natureza a volta, e por tudo o que há."

Admiro esse cara, apesar de não me considerar "espiritualista" heheh... ) 

  Serás feliz apenas quando deixar esta condição idiota de "perfeição" (bem sei que dizes: "Ah, se o mundo fizesse do meu jeito, tudo daria certo"). Não és vítima nem herói. Lembre-se que todos viemos e vamos para o mesmo lugar, sem saber e sem querer. O erro é característica agarrada ao ser humano e mesmo que este tente, diariamente, com todas as suas forças, ser exclusivamente bom e fazer apenas o bem, acumularia uma série incrível de "cagadas" durante a vida...  

em jan2012 encontrei algo bacana sobre O aviltante conceito da perfectibilidade humana: Converter em realidades os nossos sentimentos e propensões individuais, transformar as nossas disposições de ânimo em medidas do universo, acreditar que, porque desejamos justiça ou amamos a justiça, a Natureza terá necessariamente de ter o mesmo desejo ou o mesmo amor, supor que, porque uma coisa é má, ela pode ser tornada melhor sem a piorar, estas são atitudes românticas e definem todos os espíritos que se revelam incapazes de conceber a realidade como algo situado fora deles próprios, como crianças implorando por luas nesta Terra.
Quase todas as modernas reformas sociais são concepções românticas, um esforço para acomodar a realidade aos nossos desejos. O aviltante conceito da perfectibilidade humana.  Fernando Pessoa (Barão de Teive), in "A Educação do Estóico" 

 

 

 ♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Tudo que precisamos aprender sobre o tão falado "Sentido da Vida" encontramos em um livro milenar: o Eclesiastes, no Antigo Testamento da Bíblia. E é sério mesmo. Agnósticos, ateus, muçulmanos, biscateiros, bruxas, vagabundos, todos podemos descobrir e admirar a imensa sabedoria deste livrinho que começa exatamente assim: "Vaidade das vaidades! Tudo é vaidade!". 

Se você é do tipo que prefere ver o filme a ler o livro, ainda não encontrei a obra definitiva pra indicar. O melhor resumo que achei até agora está nesta animação aqui. Me lembro que perdi a noção do tempo viajando na historinha, até lembrar que havia texto. Viaje também, irmãozinho, ou não viaje p*rra nenhuma, mas pense a respeito, por favor.

Atualizado em julho/2009

Em janeiro/2011 topei com isto: "Sabei que a vida terrena nada é senão um divertimento e um jogo, e adornos e fútil vanglória, e rivalidade entre vós à procura de mais riquezas e filhos. Assemelha-se a vegetação que se segue a uma chuva" (Muhammad).

Alguns parceiros                              abr/2013

 

 

Link para o André Dahmer. Grande sujeito.

******************** 

Tudo sobre "Calvin e Haroldo", genial tirinha revolucionaria.

******************** 

Aqui vai pro Allan Sieber. Manja um cara tosco, bem tosco? 

******************** 

LARICA TOTAL: Cozinha da guerrilha 

 ********************

Teoria da Conspiração

Textos para Reflexão

Saindo da Matrix

Dúvida Razoável 

 Estes últimos já nem são tão parceiros... mas como eles me ajudaram em tempos difíceis, também podem ajudar a você, incauto internauta! 

 A Flecha Disparada, a Palavra Proferida e o Colecionador Zen               2008

    Veja este texto de autor desconhecido:

Atente para o que diz.

A sua palavra edifica, eleva e agrada.

Mas também destrói, rebaixa e machuca.

O que sai da sua boca é força criadora.

A palavra proferida passa a produzir efeitos.

Não há como fazê-la retornar.

Por isso, cuide-se no falar.

Evite excessos.

Regre-se pela verdade e sensatez.

Regule o tom de voz.

Não fale alto, nem seja rude.

Transmita paz, certeza, carinho, alegria.

Tudo o que você fala é ouvido por Deus.

  A sabedoria chinesa diz que a palavra se assemelha à flecha pois ambas depois de "saírem" não podem mais voltar e certamente provocarão efeitos ao atingir alguém. Isto é facilmente comprovável ao analisarmos os incontáveis desentendimentos, atritos, brigas, separações etc. etc., provocados pelas palavras, principalmente pela forma como elas são proferidas. Muitas vezes o que atinge o outro como uma flechada não é necessariamente o que foi dito, mas a forma como isso foi feito.

Falar, discutir, "desabafar" é essencial ao ser humano. Sem dúvida, uma das grandes causas dos problemas interpessoais reside nas coisas que não são ditas. Mais sobre isso neste artigo de Roberto Shinyashiki. 

 (out2013 - Jovens, não é fácil acertar o momento de falar e o momento de calar... ainda não encontrei aquela coisa fantástica chamada DISCERNIMENTO.  Imagino se não está junto daquele outro mito que eu persigo há anos, chamado TEMPERANÇA. Ah, tenho que registrar mais uma que eu ouvi ontem, antes que eu esqueça:  quanto mais vazia, mais barulhenta é a carroça. Ou "a carroça mais vazia é a mais barulhenta".  Bom, não sei como fica melhor escrito, mas é isso aí)

-------------------------------

2010: Kierkegaard (1813 //1855) em seu "As Obras do Amor" (1847) disse:  "Oh, no mundo muito se fala de traição e de infidelidade, e oxalá quisesse Deus melhorar isso, pois infelizmente é muito verdadeiro, mas não nos esqueçamos jamais, por causa disso, que o traidor mais perigoso de todos é aquele que cada homem traz dentro de si. Esta traição, quer se trate de se amar de maneira egoísta, quer se trate de egoisticamente não se amar de maneira certa, esta traição é certamente um segredo; por causa dele ninguém se alarma como por causa da traição e da infidelidade; mas será que por isso mesmo não seria importante sempre de novo recordar a doutrina do Cristianismo: de que um homem deve amar o seu próximo como a si mesmo, isto é, como ele deve amar a si mesmo?"

"Uma ruptura então se produziu; foi o mal humor, a frieza, a indiferença quem os separou; no entanto, um deles rompeu e ele agora diz: "Eu não falo mais com essa pessoa, não a vejo mais." Mas o que ama diz: "Eu permaneço em meu amor; dessa forma, nós ainda conversamos um com o outro, pois às vezes o silêncio também faz parte da conversa."

19/01/2012: Esse filósofo/teólogo dinamarquês tambem escreveu que A Grandiosidade do Homem Depende da Mulher, mas Só Enquanto não a Possui... parece bem bacana, pretendo terminar de ler hoje.

  Não quero esquecer minha citação favorita de Søren Kierkegaard, suas últimas palavras: "sweep me up" (algo com "me varra  de uma vez").  Pensando bem, ele deve ter dito sua últimas palavras em dinamarquês...

-------------------------------

  

 Machado de Assis disse que existem dois tipos de homens: os elegantes e os enfeitados. Devemos negar uma existência de superficialidades e aparências. Certamente é melhor SER do que TER e infinitamente melhor SER do que PARECER QUE TEM... Acima de tudo, como disse Aristóteles ( 384a.C - 322 a.C):  " A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las"

 -------------------------------

Tudo faz sentido e é simples de entender. Por que continuamos no erro? Por que nos tornamos "colecionadores de Historinha Zen", satisfazendo nossa curiosidade, banalizando sabedorias e pensamentos profundos? Nos emocionamos e percebemos a verdade nas palavras de Deus, organizamos belas apresentações de slides, passamos aos outros por e-mail mas não praticamos nada que nos foi ensinado... Você não tem vergonha disto? Eu tenho e quero me perdoar. Vamos pedir perdão e coragem, em oração sincera. Lembre-se que estamos todos em íntimo contato e a Humanidade é uma grande família. 

  (No vídeo, a placa diz "abraços grátis")

http://members6.freewebs.com/player.swf?file=40989346&pv=1.0&page=http%3A//www.freewebs.com/fredericovidovix/index.htm&r=0.22319580340771972&ext=.flv

Irmão, irmã, lembre-se que não somos seres humanos tendo uma experiência espiritual, mas seres espirituais tendo uma experiência humana.

 (jan2013) Aqui está uma das primeiras inspirações que me levaram a fazer este site. Talvez seja mesmo uma questão fundamental, visto a grandeza e importância do sentimento de fraternidade. Porém eu ainda entendia "idealismo" e "compaixão" errôneamente. 

Alguma coisa sobre o 4o. Poder brasileiro                  jan2013

 

 Jô Soares desabafa contra a Globo - Troféu Imprensa 87.   

 Assisti ao vivo, na época... Adorava o "Oscar Brasileiro" heheh 

 

 Cenas do documentário "Tim Maia" (1987) do diretor Flávio Tambellini.

 Aqui ele nem fala nada da Globo, mas acredito que tem muita relação com o tópico. O cara sempre foi antitese do padrão artistico/moral da Globo.  

Tim Maia detona ORGANIZAÇÕES GLOBO (entrevista com Jô Soares)

  Na época o Silvio Santos pagava o salário do Jô Soares. Curioso como são as coisas, né?

 

Direito de Resposta Brizola x Globo

 Momento histórico. Cid Moreira lê - dolorosamente - texto de Brizola no Jornal Nacional. 

 

Silvio Santos manda recado para Roberto Marinho

 Chega a ser surreal... Acho que naquela época o "bom pastor" Edir Macedo ainda não tinha cacife pra entrar na jogada de controlar as massas através da midia. 

 

 Será que já não deviamos ter consciencia que a tarefa da TV não é entregar programas ao telespectador, e sim entregar telespectadores ao anunciantes?

 

    


"A Língua é o chicote da bunda!"...             maio/2008 - atualizado em jun/2012

As pessoas costumam dizer que "aqui se faz, aqui se paga" ou que "a língua é o chicote da Alma", "You reap what you sow" ("você colhe o que planta") etc. Demonstram (fingem?)  conhecer uma das grandes lições da Vida: "A SEMEADURA É OPCIONAL, A COLHEITA É OBRIGATÓRIA". Ora, se sabemos que vamos colher aquilo que plantamos, por que não usar sementes boas, de criatividade, sinceridade, alegria, retidão, paz, amizade, coragem? Por que o total potencial humano -  aquele que leva ao Herói, Sábio ou Santo - é tão raramente atingido? A resposta pode estar contida em outra pergunta: Qual é a característica humana mais comum? Medo ou preguiça?

Odeio covardia, odeio moleza, principalmente quando estão condensadas naquele sujeito bonzinho, humilde, passivo, que deita nas próprias costas - parece um cão! - e aceita todos os olhares de viés, palavras, julgamentos e atitudes dos indignos... pessoinha vil que não sente vontade de melhorar, pois tem tudo justificado por desculpas, crenças em "Outros Mundos"... ou qualquer papinho Religioso/Esotérico. Criatura perdida em vícios existenciais. 

Mas também odeio apresentar problema sem ter pelo menos uma saída ou caminho...

Façamos um Presente que celebre o Espírito Humano, para que o Futuro seja de Evolução! Plantemos a boa semente, a do Amor, pois tenho certeza que se disseminará com velocidade e trará bons frutos. Mas plante e cuide bem!

Agora é o momento de encararmos de frente nossas vidas, com convicção e firmeza em tudo que fizermos.

A falta de firmeza estraga nossas ações e nossa maneira de ser. Torna nossa atitude indolente, mole, ineficaz. Obscurece nossa visão, borrando as boas opções de nosso Caminho e deixa-nos sensíveis a pensamentos negativos. Portanto, tenha firmeza e confiança no que faz. Aja com determinação, tendo seus ideais em Deus, no amor, na Humanidade. Tenha um futuro de paz e realizações, pois a firmeza no plantio do Bem certamente renderá uma boa colheita.

"A felicidade do amanhã começa no pensamento que cultivares agora.

Abraça o ideal elevado, entregando-te ao Bem possível.

No final, a vitória será sempre do amor."

Autor desconhecido

-------------------------------

 O que hoje somos deve-se aos nossos pensamentos de ontem que condicionaram nosso comportamento, e são os nossos atuais pensamentos que constroem a nossa vida de amanhã; a nossa vida é a criação de nossa mente. Se um homem fala ou atua com a mente impura, o sofrimento lhe seguirá da mesma forma que a roda do carro segue ao animal que o arrasta.
(Buda)

E o paraíso?                                                       2010

 

 

set/2012: Japão tem 14 feriados nacionais e o PIB deles é de US$ 5,8 trilhões.  Brasil tem apenas 9 feriados e somos acusados de "vagabundismo"... As vantagens nipônicas aliadas aos nossos recursos naturais e clima poderiam criar o paraíso. Aqui mesmo, huah! Sacou a relevância da Arte da Guerra?

Funeral de um Monty Python                          nov/2010

Muito, muito massa... Comovente e engraçado.fsHk9WC7fnQ

PontoBarra - noticias para nerds

Nao consegui colocar o logotipo correto, entao usei este nenenzinho aviador bem fofo

 Slashdot - News for nerds. Stuff that matters.