LEAN EM PORTUGAL

Divulgar conceitos e praticas Lean e TPM

A última oportunidade para as Empresas Industriais Portuguesas

Os grandes desafios postos actualmente às Empresas passam pela redução dos prazos de entrega e dos custos dos seus produtos, devido às crescentes exigências dos seus Clientes e à pressão da concorrência, cada vez mais global.

De uma forma reactiva, as Empresas procuram desenvolver estratégias para fazer face a estes desafios, muitas vezes desordenada e pontualmente, não conseguindo responder eficazmente ao mercado ou, se o conseguem, com custos insustentáveis a longo prazo.

Neste contexto, a adopção dos conceitos, cultura e práticas do Lean Manufacturing têm mostrado ser, a médio e longo prazo, o modo mais eficaz para garantir a competitividade das Empresas.

O Lean Manufacturing é um conjunto de estratégias para identificar e eliminar desperdícios nos processos, nos produtos e na Empresa em geral, orientadas para o Cliente.

O Lean melhora a eficiência pela redução dos tempos e recursos dos  processos, permitindo produzir os produtos ao ritmo da sua procura pelos Clientes e, simultâneamente, reduzir o inventário.

As Empresas que adoptaram o Lean nas suas áreas operacionais, melhoraram a qualidade dos seus produtos, obtiveram uma elevada redução dos custos totais e, acima de tudo, conseguiram responder eficazmente às solicitações e requisitos dos Clientes e atingir uma posição de liderança no mercado.

Ensinar os conceitos Lean em Portugal

O Lean Manufacturing bem sucedido, terá de ter o envolvimento de todos os níveis da Empresa, desde a Administração até aos Operadores da linha da frente.

Todos terão um papel importante a desempenhar. A Gestão de Topo terá, no entanto, de liderar todo o processo.

Para isso, é essencial que os Gestores e Técnicos das áreas operacionais, tenham um conhecimento alargado dos conceitos, técnicas e ferramentas em que o Lean Manufacturing se baseia, bem como do seu processo de implementação e da inerente mudança cultural na empresa.

É a estes Gestores e Técnicos que este sítio é dedicado.

Divulgar os casos de sucesso (e insucesso) em Portugal

Temos que aprender com os nossos sucessos e insucessos. Na caminhada Lean os insucessos serão muitos, mas dando "um passo atrás e dois para a frente" vai-se construindo o progresso. O importante é não desistir.

Visitantes do Lean em Portugal


GoStats web counter

Recent Videos

2080 views - 0 comments
890 views - 0 comments
1013 views - 0 comments

Documents

Recent Blog Entries

No recent entries