Bem vindo ao site Fé e Ciência!

Obrigado por visitar esta página pessoal sobre fé e ciência, mantida por Karl Heinz Kienitz, e que completou 10 anos de existência em 2016. Aqui tenho compartilhado subsídios para uma reflexão objetiva sobre ciência e fé cristã, na tradição dos grandes cientistas com fé no Deus da Bíblia, o criador e sustentador de todas as coisas. Entre estes cientistas estão Kepler, Boyle, Bartolomeu de Gusmão, Ampère, Volta, Pascal, Newton, Leibniz, Bayes, Cauchy, Euler, Boole, Fresnel, Faraday, Henry, Dalton, Joule, Stokes, Pasteur, Mendel, Kelvin, Maxwell, Riemann, Gibbs, Rayleigh, Compton e Donald Knuth, para enumerar apenas alguns nomes muito conhecidos. Suas vidas e obras corroboram o entendimento fundamental de que "o teísmo revelado nunca se ofereceu como uma fuga da racionalidade." (Carl F. H. Henry, Remaking of the modern mind.)



kepler,ampere,maxwell,planck

Kepler, Ampère, Maxwell e Planck fizeram ciência e viveram sua fé no Deus da Bíblia


Observação ao universitário cristão

Se você é universitário cristão e está incomodado ou mesmo perplexo com o proselitismo agnóstico e ateu praticado em alguns círculos acadêmicos, leia a carta a um universitário cristão escrita pelo Prof. Alderi Souza de Matos, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Confira também algumas declarações sobre fé feitas por grandes cientistas, e lembre-se das seguintes frases ditas por Ruy Barbosa em seu discurso no Colégio Anchieta:

Nos cursos superiores, ao subir-lhes de ano em ano os graus sucessivos, raro ouvireis palavras crentes. Muitos sorrirão da vossa ingenuidade escolar. Alguns vos emprazarão para uma breve e cabal mudança ao contato da realidade gasta e desabusada. Outros, enfim, assaltarão sem reservas a puerilidade inocente das vossas crenças juvenis, bebidas, segundo eles, no regaço de um ensino anacrônico e de uma educação servil.

Desses inimigos, meus caros filhos, é que vos haveis de precatar, envidando essa fortaleza do coração, essa tranquila superioridade do ânimo, com que as influências terrenas vos não podem valer. Oponde ao desdém e às zombarias o exame calmo da superficialidade dos zombeteiros e ridores. Notai que a sua vantagem consiste quase sempre no hábito de mofar e na facilidade, adquirida comodamente com a preguiça intelectual, de resolverem mediante fórmulas estereotipadas, frases de convenção e ocos rufos de saber, os formidáveis enigmas humanos. Não vos pejeis de arrostar essas investidas. Proclamai contra elas o nome d'Aquele que habita as nossas consciências, as saneia, e as eleva acima da vasa mortal. Não temais o ridículo, que os maiores gênios antigos e os maiores gênios modernos não temeram. Bem poucos são, desses alcantis da inteligência humana, os que se inscrevem com a negação formal da divindade.


Coloque Fé e Ciência no seu blog ou site

Use o código no quadro abaixo para inserir um banner de "Fé e Ciência" no seu blog ou site. Ao incluir o código indicado, um link / banner como o seguinte será disponibilizado:

Fe' e Ciencia



Última atualização: 19.03.2017


Share compartilhar           English   Go English


Destaques:


Para começar...

  • Leia um texto introdutório sobre ciência e fé; confira algumas entrevistas sobre o assunto.
  • Conheça declarações que cientistas de renome fizeram sobre fé.
  • Leia sobre oito cientistas homenageados no SI (sistema internacional de unidades) e sua profissão da fé cristã.
  • Conheça a aposta de Pascal, uma desafiadora proposta de decisão pela fé cristã formulada por Blaise Pascal.

Perguntas e respostas

  1. O que é fé?
  2. O que é ciência?
  3. Ciência e fé se excluem mutuamente?
  4. Por que há pessoas que dizem que "ciência e fé cristã são incompatíveis"?
  5. Existem evidências científicas que provam a existência de Deus?
  6. Como posso me informar sobre a fé cristã?
  7. Como posso ter certeza da existência de Deus e conhecê-lo?
  8. O que se pode obter com a fé cristã?
  9. Qual é a relação entre fé cristã e religião?
  10. O que significa ser cristão? Como alguém pode se tornar cristão?
  11. Quem é Jesus?
  12. O exclusivismo cristão ameaça a diversidade cultural e a tolerância?
  13. A Bíblia é digna de crédito? Como foi escrita?
  14. O ensino da Bíblia é compatível com a atividade científica?
  15. Os cristãos da Idade Média acreditavam que a terra é plana?
  16. A condenação de Galileu pela Igreja Católica prova que fé e ciência são incompatíveis?
  17. A "teoria da evolução" demonstrou que a Bíblia está errada?
  18. Quais as principais objeções à "teoria da evolução"?